Espírito Santo

 

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e a mais ativa no mundo. Criou o mundo (Genesis 1:2), conduziu Jesus ao deserto (Mateus 4:1), concede-nos os Seus dons no sacramento da Confirmação (Atos 8:18), intercede por nós sem compreendermos (Romanos 8:26), e guia a Igreja Católica sem limitações no tempo e no espaço.

“Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo.” (Atos 1:8)

“Contudo, digo-vos a verdade: Convém-nos que Eu vá; porque, se eu não for o Consolador nao virá a vós e se Eu for , enviar-vo-Lo-ei. E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque nao crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai e não Me vereis mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo está condenado. Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e anunciar-vos-á o que há-de vir. Ele glorificar-Me-á, porque há-de receber do que é Meu, para vo-lo anunciar. Tudo quanto o Pai tem é Meu; por isso vos disse que há-de receber do que é Meu, para vo-lo anunciar.” (João 16:7-15)

O Espírito Santo também é chamado Espírito de Cristo (Romanos 8:9), Espírito do Filho (Gálatas 4:6), e Espírito de Jesus (Atos 16:7). Outros títulos incluem Consolador, Defensor, Espírito da Verdade, Espírito de Deus, Confortador e Paráclito.

A Igreja Católica afirma três dogmas do Espírito de Deus:

•Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
•Embora seja uma Pessoa distinta do Pai e do Filho, o Espírito Santo é consubstancial ao Pai e ao Filho. As três divindades possuem a mesma Natureza.
•O Espírito Santo procede, não em geração, mas em inspiração, do Pai e do Filho.

O Espírito de Deus atua de várias maneiras:

•Move-nos através da graça para nos conduzir a Cristo.
•Manifesta-nos Cristo Ressuscitado através das Sagradas Escrituras e ajuda-nos a compreender os mistérios da Fé.
•Torna Cristo presente, especialmente na Eucaristia.
•Continuamente aperfeiçoa a nossa relação com Cristo.

O Espírito Santo concede-nos dons, e reconhecemos os frutos dos dons à medida que evoluímos em espiritualidade. O artigo Dons e Frutos do Espírito Santo enumera esses dons e frutos.

Carismas são graças especiais que requerem grande docilidade e coração puro. O Paráclito concedeu vários carismas aos apóstolos no Pentecostes. O artigo Nove Carismas descreve graças especiais que não terminaram com a morte dos apóstolos.

”Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei o Meu Espírito sobre toda a criatura. Os vossos filhos e as vossas filhas hão-de profetizar; os vossos jovens terão visões e os vossos velhos terão sonhos. Certamente, sobre os Meus servos e as Minhas servas derramarei o Meu Espírito nesses dias e eles hão-de profetizar.” (Atos 2:17-18)

This entry was posted in Português and tagged . Bookmark the permalink.