NATAL

 

FELIZ NATAL!

O Natal é a comemoração do nascimento de Jesus, a Sua Primeira Vinda ao Mundo, enquanto aguardamos A Segunda Vinda de Cristo. A seguinte passagem biblica narra o nascimento.

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim; Sua Mãe, desposada com José, antes de coabitarem, achou-se que tinha concebido, por virtude do Espírito Santo. José, seu marido, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos, e lhe disse: ‘José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e pôr-Lhe-ás o nome de Jesus; porque Ele salvará o povo dos seus pecados.’
Tudo isto sucedeu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor e anunciado pelo profeta.’
E, sem que a tivesse conhecido, ela deu à luz a um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus.” (Mt 1:18-22,25)

“O que ela concebeu é obra do Espírito Santo,” disse o anjo a José, atesta clara e inequivocamente a participação do Espírito Santo na Primeira Vinda de Cristo ao Mundo, e “Ele salvará o povo dos seus pecados,” continuou o anjo, expressa laconicamente a missão redentora de Cristo.

O evangelho segundo São Mateus é particularmente dirigido aos Judeus para demonstrar que Cristo satisfazia todas as profecias messiânicas. Somente um núcleo judaico aceitou o Messias, mas os Gentios rejubilaram com a Boa Nova pregada pelo apóstolo Paulo e seus discípulos.

“Na mesma região encontravam-se uns pastores, que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: ‘não temais pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-nos um Salvador, que é o Messias, Senhor. Isto vos servirá de sinal para o identificares: Encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoira’. De repente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo:
‘Glória a Deus nas Alturas e paz na terra aos homens do Seu agrado.’
Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino, deitado na manjedoira.
E os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado.” (Lc 2:8-14,16,20)

“Hoje, na cidade de David, nasceu-nos um Salvador, que é o Messias, Senhor,” trouxeram os anjos a mensagem do Céu, o verdadeiro sentido do Natal. Infelizmente, o Natal presentemente parece mais comercial do que espiritual. Os pastores foram apressadamente visitar o Menino, não levaram presentes porque eram pobres, mas adoraram o Menino, e “voltaram glorificando e louvando a Deus.” Aprendamos com os pastores a adorar, glorificar e louvar a Deus por toda a eternidade.

A seguinte passagem biblica menciona a Segunda Vinda de Cristo ao Mundo.

“Logo após a aflição daqueles dias, o Sol obscurecer-se-á, a Lua não dará a sua luz, as estrelas cairão dos céus e as forças dos Céus serão abaladas. Aparecerá, então, no céu o sinal do Filho do Homem e todos os povos da terra se alimentarão e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória. Ele enviará os Seus anjos, para reunir os Seus eleitos desde os quatro ventos, de um extremo ao outro dos céus.”  (Mt 24:29-31)

Advertisements
This entry was posted in Português and tagged . Bookmark the permalink.