Sabedoria: Perfeição da Fé

 

A sabedoria torna a alma sensível ao Espírito Santo na contemplação de Deus para julgar a Sua criação de acordo com as Suas ideias.  O dom do Espírito Santo concede harmonia e temor filial a Deus, e conforma os nossos padrões com os de Deus. Devemos desejar que a sabedoria se manifeste no Corpo Místico de Deus ao agrado do Conselheiro.

“Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, que nos faz conhecer as graças que por Ele nos foram concedidas.  Não falamos destas coisas com palavras dotadas de sabedoria humana, mas com aquelas que o Espírito ensina e que exprimem as coisas espirituais em termos espirituais.”  (1 Coríntios 2:12-13)

A Sabedoria Santificante é um dos sete dons do Espírito Santo concesdido a todos os cristãos no estado de graça.  Recebemos o dom através dos sacramentos, particularmente a Confirmação.   A sabedoria permite-nos julgar o mundo com na contemplação de Deus, suportar as dificuldades da vida, e manifestar caridade e paciência com o nosso próximo. Não podemos adquirir o dom através do estudo ou da experiência, pois a sabedoria é a aplicação do Conhecimento divino.  “Ensinamos, porém, a sabedoria de Deus, envolta em mistério, encoberta, que, antes dos séculos, foi destinada por Deus para a nossa glória.”  (1 Coríntios 2:7)

Uma expressão de sabedoria pode revelar um futuro profético e o conhecimento do modo como Deus realizará a Sua vontade.  A sabedoria garante direção divina para agir de forma adequada usando o Conhecimento com eficácia.  Não podemos adquirir sabedoria, mas podemos recebê-la de Deus através da oração.

“Por isso, também eu tenho ouvido falar da vossa fé no Senhor Jesus e da vossa caridade, para com todos os santos.  Não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações.  Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que vos conceda o espírito de sabedoria e de revelação para brm O conhecerdes.”  (Efésios 1:15-17)

O artigo Desenvolvimento da Sabedoria Carismática mostra a evolução da Sabedoria Santificante, destinado à salvação, para a Sabedoria Carismática, destinada ao servirço do Corpo Místico de Cristo; e o artigo Saulo Recupera a Visão mostra a interação carismática entre o conhecimento e a sabedoria.  O Conselheiro dá-nos sabedoria, como Lhe apraz, para revelar os Seus propósitos e planos sobrenaturais.

Advertisements
This entry was posted in Português and tagged . Bookmark the permalink.