Fortaleza: Coragem Sobrenatural

 

Fortaleza, Força ou Coragem é o Dom Santificante que permite um Cristão “superar as dificuldades ou suportar a dor e Sofrimento com a força e o poder infundido por Deus.” Fortitude opera sob o impulso do Espírito Santo, e dá força para à pessoa para resistir ao mal e perseverar para a vida eterna. Este dom abilita Cristãos a viver as outras virtudes heroicamente, sofrer com paciência e alegria, e servir a Deus com convicção e entusiasmo. Fortaleza também nos permite lidar com a pobreza e a tristeza, e cultivar as virtudes cristãs para supercar os requisitos básicos do Cristianismo. O dom também se manifesta na coragem contra os maus espíritos, modas impróprias, respeito humano, e conforto. Santa Leopoldina Pereira é um modelo de Fortaleza.

Às vezes, o último sacrifício é necessário para defender a retidão e para salvar as nossas almas. A fortaleza é a virtude dos mártires, que estão dispostos a morrer em vez de renunciar à e. Esse sacrifício pode ser passivo, mas é determinado, firme e consciente.

Thomas More foi um conselheiro importante de Henry VIII e Lord Chancellor de Outubro 1529 a Maio 1532. More opôs-se à Reforma Protestante, em particular à teologia de Martin Luther e William Tyndale, cujos livros ele queimou e cujos seguidores ele perseguiu. More mais tarde opôs-se à separação do Rei da Igreja Católica e recusou-se a aceitá-lo como Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra, porque menosprezou a autoridade papal. Julgado por traição, More foi condenado através de testemunho perjuroso e decapitado a 6 de Julho de 1535.

O Papa Pio XI canonizou More em 1935 como mártir do cisma que separou a Igreja da Inglaterra de Roma, e desde 1980, a Igreja da Inglaterra celebra More liturgicamente como mártir da Reforma.

Quando Jesus enviou seus discípulos em missão, Ele pediu-lhes para esperar até ao Pentecostes, para que eles podessem receber o poder do Espírito Santo. No Pentecostes, o Espírito Santo deu aos apóstolos e discípulos a nova força prometida por Jesus na sua despedida (João 16:8-11) e na Ascensão: “Mas recebereis poder, quando o Espírito Santo descer sobre vós.”  (Atos 1:8; Lucas 4:49)

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.”  (João 14:16-17)

O Espírito Santo confere Fortaleza no sacramento da Confirmação, e os principais frutos da Fortaleza são a paciência, uma característica da caridade, e continência, a perseverança na santidade. Consulte o artigo Dons e Frutos do Espírito Santo.

Advertisements
This entry was posted in Português and tagged . Bookmark the permalink.